Parque Municipal de Maceió-AL

novembro 06, 2017

Quem visita ou reside na cidade de Maceió precisa tirar um tempinho para conhecer o Parque Municipal, um lugar pra quem ama a natureza: encantador, cercado de tranquilidade, muito verde e ar fresco no bairro de Bebedouro.
O Parque abriu suas portas ao público no ano de 1978 e é composto de uma enorme reserva de preservação da Mata Atlântica com 82,4 hectares e fica aberto para visitação de terça a domingo das 8h as 17h  com entrada gratuita (fecha as 17h mas você só conseguirá ter acesso se chegar até as 16h).





Logo na entrada do parque o visitante tem acesso ao mapa com a geolocalização do local, indicando onde encontrar as espécies, o tamanho e tempo médio das trilhas, bem como a recomendação de idade para os percussos. 
Não esqueça de levar disposição, tênis e uma garrafinha com água, porque você vai precisar!
Além das trilhas, o parque também dispõe de espaços que funcionam "mini museus", com espécies empalhadas, curiosidades sobre a fauna e flora da região e outros atrativos.





O lugar é lindo, e pra mim alguns dos trechos mais encantadores são as plantações de bambu e os laguinhos com pontes, cenários preferidos para os fotógrafos de plantão, prova disso é que durante nosso passeio encontramos muitos profissionais realizando ensaios fotográficos, com certeza uma excelente locação. 

Mas atenção. Se você tem crianças e pretende visitar o parque, tenha cuidado! A estrutura das pontes não é tão segura quanto aparenta, e tivemos um pequena decepção/imprevisto. Bia "encostou" (sem nem colocar foça) na barra lateral de uma dessas pontes e a madeira simplesmente cedeu, ela caiu abaixo do nível da ponte e se machucou (graças a Deus essa pontezinha que estávamos não era muito alta, cerca de 50cm) ou seja, atenção redobrada.






Um dos locais mais esperados pra ser visto é o lago dos jacarés, mas você precisará de sorte pra encontra-los por lá ( e nós não tivemos, não vimos nem os jacarés, nem preguiças, nem nada..kkkk), segundo um dos comerciantes do parque,  domingo (dia que fomos) é o único dia da semana em que eles são alimentados e por isso os jacarés ficam mais preguiçosos e retraídos. É aquela história, néh? Comer e dormir...rsss





Como visitante e como mãe, acho que tenho a obrigação de esclarecer alguns pontos importantes do nosso passeio, talvez possa ajudar ou simplesmente informar outras mamães.

Sempre, antes de visitar qualquer local eu  paro um pouquinho pra ler o que outras pessoas falam a respeito dele, até pra aproveitar melhor e conhecer os "pontos-chave" de cada lugar. Confesso que me empolguei com o que li sobre o parque, mas como visitante afirmo com propriedade que apesar do local ser bonito ainda deixa muito a desejar, e sim, a prefeitura de Maceió precisa investir e fazer muitas melhorias no lugar.


Durante todo o percusso não encontramos nenhum fiscal ou guarda municipal/florestal (ou seja, evitem fazer as trilhas sozinhos, sempre opte por grupos por segurança). Nos informamos no próprio local e constatamos que um único carro que geralmente faz as rondas, está quebrado. Algumas das pontes precisam receber manutenção.
Os telefones disponibilizados aos visitantes para informações e agendamento de visitas guiadas não recebe chamada (respectivamente (82) 98801-6232 e 3358-6232), ligamos em diversos dias e horários diferentes, e o principal, para o tamanho do parque e todo o seu potencial a quantidade de espécies do local é pouquíssima. Admito que o passeio foi muito legal, mas é bem frustrante pra uma criança não encontrar nenhum animalzinho num "mini zoológico" kkk. Somente com muita sorte você consegue encontrar algum deles em meio as trilhas.

O que é muito legal é que no final do Parque tem uma "pracinha" pros visitantes descansarem e um quiosque para a venda de alimentação, petiscos e guloseimas que a criançada adora!
Outra grata surpresa é que também no final da trilha, o parque oferece transporte para levar os visitantes de volta até a entrada, o que é maravilhoso por conta do cansaço e principalmente por conta das crianças.



Enfim, o Parque Municipal é uma ótima opção de lazer pra juntar a família, fazer um pique-nique, tirar fotos ou simplesmente "bater perna" em meio a unidade de preservação da Mata Atlântica.
O local tem um grande potencial que precisa de atenção especial da gestão pública, e com certeza tratá muitos benefícios ao município, aos turistas e à população maceioense.




VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

8 comentários

  1. Que lugar maravilhoso! Deve ser uma delícia. Perderia a noção do tempo fácil lá!
    Ainda bem que não foi nada muito grave o acidente com a Bia, hein?

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente perde a noção do tempo mesmo, programinha bem legal!
      Pois é, graças a Deus que não foi nada grave, somente o susto.

      Obrigada, sua linda!!
      Beijooo

      Excluir
  2. Que post legal, Nat! Amei cada detalhe que você contou pra gente, suas impressões, suas expectativas e suas surpresas. Ficou mega completo! As fotos também ficaram a coisa mais linda. Só foi uma pena o imprevisto com a Bia. Tomara que eles invistam mais no lugar!


    Beijoo!
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah que bom que gostou do post! ❤
      Vamos torcer pelos investimentos. Obriigada, sua linda!

      Beijooo

      Excluir
  3. Que delícia de passeio, esse lugar parece maravilhoso, ótimo pra dar uma caminhada e renovar as energias <3


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renova ou termina de acabar com o restinho, depois dessa trilha quilométrica, neh? kkkkkk
      Mas é uma delícia mesmo. Obriigada amore!
      Um beijooooo!

      Excluir
  4. Que legal esse passeio, parece ser um lugar muito bom para ficar com a família.

    Blog S.O.S Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem bacana mesmo, Pedro. Que bom ter passado essa imagem, tb adorei.
      Muito obrigada!! ❤

      Excluir

INSTAGRAM | @natinhaguimaraes

//]]>